top of page

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Numa sociedade onde o racismo é velado e num país, como o Brasil, que mata um negro a cada onze minutos. Reconhecer-se negro é um ato de resistência. A exposição: “Homenagem à literatura negra brasileira” foi criada para contrapor e desconstruir uma representação (ainda atual) do negro como alguém inferior, merecedor de nenhum privilégio na sociedade; sem méritos ou talentos; chances ou oportunidades.

A partir de uma necessidade pessoal de encontrar reais referências negras na minha área de atuação, descobri uma infinidade de talentos apagados, embranquecidos e/ou esquecidos na nossa literatura. Conhecendo suas histórias, vi que eram tão formidáveis que mereciam ser contadas e conhecidas por outras pessoas que como eu precisam de pessoas para usarmos de inspiração.

Por tanto esse exposição é necessária para redescobrirmos a literatura brasileira, a partir do olhar do negro que de forma extraordinária, apesar das dificuldades também a talhou nos anais da história do nosso povo brasileiro.

Escolhemos como linguagem artística, a literatura, que principalmente por ser ela, tratada por muitos anos como algo exclusivo da elite do país; criou-se uma barreira entre os menos favorecidos. E até hoje é vista como “um bicho de sete cabeças”, inacessível e incompreensível.

Se já não fosse muitos complicadores, ao longo dos anos apesar de sua importância, a produção cultural dos negros ligada à literatura sofreu: apagamento, esquecimento e embranquecimento. Por tanto à necessidade e urgência de contar essas histórias que quiseram silenciar (e muitas delas permanecem silenciadas) com um “olhar negro” para o povo negro. Ou seja, a história do meu povo, contada pelo meu povo.

Atualmente apesar de termos encontrados exemplos como Lima Barreto e Conceição Evaristo em destaque, o acesso a esse tipo de linguagem artística ainda é muito incipiente. Por isso se faz importante à implantação desse projeto que apresenta ao publico através das artes visuais a história da nossa literatura representada através de grandes nomes da literatura negra, como: Carolina de Jesus, Cruz e Sousa, Lima Barreto, Solano Trindade e Maria Firmina dos Reis.

  • A exposição:

O projeto consiste em uma Exposição itinerante de obras de arte contemporânea nas seguintes linguagens: Stêncio, Caricatura, Livros, Grafites, Colagens, Poemas, Fotografias, Gravuras, Livros-objeto, Pintura em tela, instalações e minis documentários. Artes plásticas e a arte urbana moderna, unidas no intuito de nos revelar lindas histórias da literatura nacional que com o passar do tempo foi apagada e esquecida. Objetivando humanizar os autores homenageados e ao mesmo tempo exaltar suas trajetórias através do talento dos artistas do Vale do Paraíba.

 

 

Mariane Helena

bottom of page